sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Verdade (parábola)

Um dia, a verdade decidiu visitar os homens, sem roupa e sem adornos, tão nua como seu próprio nome.
E todos que a viam, lhe viraram as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas.
Assim a verdade percorreu os confins da terra, criticada, rejeitada e desprezada.
Uma tarde, muito desconsolada e triste encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido, muitos adornos e esplendidamente elegante.

- Verdade, porque esta tão abatida? Perguntou a Parábola
- Por que devo ser muito feia e antipática, não agrado ninguém já que os homens me evitam tanto! Respondeu amargurada a Verdade.
- Que disparate! Comentou a Parábola.
- Não é por isso que os homens evitam você. Consolou a Parábola, completou; - Vista alguma de minhas roupas e veja o que acontece.

Então a verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, maquiou-se e de repente, por toda parte onde passava era bem vinda e festejada.
Nós, os seres humanos, não gostamos de encarar a verdade nua e crua, sem adornos, preferimos maquiada, disfarçada.

"Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus."
II Co 2:17

"pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade."
II Co 4:2

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

As ondas de Deus

Lembro-me de que quando era adolescente tinha o costume de no início da tarde logo após a escola, pegar o pé de pato do meu tio e a prancha de bodyboard e ir à praia tentar pegar umas ondas.

Digo tentar pelo motivo de que nem sempre o mar dava para surfar. Em dias assim são poucas as ondas, então havia a necessidade de estar atento olhando para o horizonte para quando as ondas viessem aproveitá-las, mas muitas das vezes eu acabava me distraindo e perdia a onda ou tomava um caldo.

Esta experiência que tive trago para a minha vida espiritual, e fica mais claro para compreender o porquê devemos estar em constante oração. Imagine você esperando algo da parte de Deus e num momento de distração você perde aquela oportunidade ou vai orar para ver se aquela oportunidade é ou não de Deus.

Creio que quando estamos atentos “em oração”, e as oportunidade surgirem diante de nós não haverá dúvidas em nossos corações se aquilo é ou não de Deus, pois o Espírito Santo irá confirmar e tranqüilizar nosso espírito dando naquele momento a direção a ser tomada sem perda de tempo e com isso iremos aproveitar ao máximo a onda de benção que Deus enviou.

“Pois eu o Senhor, teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as sua ondas – O Senhor dos Exércitos é o meu nome.” Is 51:15

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sem Rótulos


Estava assistindo pela milésima vez o filme Highlander que conta a história de um homem chamado Connor Macleod que pertence a um clã de guerreiros imortais que passam o tempo todo lutando contra outros clãs de guerreiros imortais, pois apenas um imortal deve sobreviver.

E num rápido momento fiz uma associação conosco cristãos e a necessidade de pertencer a um clã, seja o clã dos pentecostais, o dos reformados, o dos neo pentecostais, o dos G ou M12, e assim por diante. E se pode piorar, com a mesma fissura de querer arrancar a cabeça (autoridade) do outro clã. Como dizem a vida imita a arte...

E com isso deixamos de cumprir o que de fato deveríamos que é ser exemplo de unidade para um mundo individualista, dividido e perdido (Jo 17:21). Por falar em ser exemplo, lembro-me da recomendação feita por Paulo à igreja de Corinto que segundo a bíblia foi uma igreja cheia de dons espirituais, porém não sabia o que era viver a vida de Cristo, a ponto de haver o clã de Paulo, o clã de Apolo, o clã de Cefas e o de Cristo, nada diferente de hoje cada um buscando ter um rótulo.

Será que é difícil não fazer parte de nenhum clã humano, sem ter ninguém te perguntando o que você é, se reformado, pentecostal ou neo pentecostal?? Será que é impossível apenas fazermos parte da igreja de Cristo sem ter a necessidade de ter rótulos e sem cabeças para decepar, aliás, somos todos de uma só família, a de Deus. Ah, e o cabeça é Cristo.

“Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.” Gl 3:26-29